Seminário Desafios do Crescimento – Sebrae em parceria com Unilavras

Em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, o Sebrae Minas promoveu, em Lavras, de 4 a 7 de outubro, a Semana da Micro e Pequena Empresa, que englobou ações com foco em gestão para as Micro e Pequenas Empresas.

O objetivo da ação foi apoiar os pequenos negócios por meio de capacitações, oficinas e palestras nas áreas de recursos humanos, finanças e marketing, especialmente marketing digital.  As ações foram coordenadas por analistas e consultores do Sebrae Minas em cada localidade – no caso, capitaneados por Glaucya Vale, gestora do Sebrae Microrregião Lavras.

Em nossa cidade, o evento realizado dia 05 de outubro no auditório do Unilavras, teve a parceria com o curso de Administração e o Núcleo de Inovação Tecnológico e Empreendedorismo da Instituição, além do CDL Lavras, INBATEC, Senac e Vale dos Ipês. O Seminário “Desafios do Crescimento” teve início com a palestra: A Fórmula Mágica do Sucesso, com o Mágico Renner, que transmitiu conteúdo técnico e motivacional, usando de elementos lúdicos e do humor para enriquecer a participação dos convidados.

Na sequência, a palestra “Crescimento Disruptivo – como sair do óbvio e criar um negócio completamente fora da caixa e altamente lucrativo?” ficou a cargo do empresário, empreendedor e Mestre cervejeiro José Felipe Carneiro, da Cervejaria Wälls. Com a frase “Escolha alguém melhor que você”, José Felipe iniciou a palestra contando a história de sua família e a realização do sonho que foi a Cervejaria Wälls, hoje um caso de absoluto sucesso num segmento extremamente competitivo. José Felipe se tornou sócio de uma das maiores empresas do mundo e assumiu a direção do setor de criação e novos produtos da AMBEV Sua palestra inspirou e motivou a todos, com dicas preciosas de gestão de pessoas, resiliência e trabalho duro.

“Inovação como fator de crescimento” foi o tema da palestra ministrada por Tallis Gomes, considerado pela Revista Galileu como uma das 25 pessoas mais influentes da internet brasileira. Tallis compõe a lista “Forbes 30 under 30”, eleito pelo MIT como um dos jovens mais inovadores do Brasil, é “Young Leader of the Year” nos Estados Unidos pela Latin Trade, foi Empreendedor do Ano por dois anos consecutivos pelo João Doria no ‘LIDE- Grupo de Líderes Empresariais’, “Entrepreneur of the Year” pela Younsei University, na Coreia do Sul – uma das mais antigas e prestigiosas universidades daquele país. Criou a Easy Taxi (cuja venda é considerada uma das três maiores saídas da história do ecossistema brasileiro) e hoje se dedica à Singu, maior marketplace de beleza e bem-estar do brasil.

Rodrigo Silva, empreendedor e gestor, finalizou a noite apresentando o painel “Ecossistema Vale dos Ipês”, ecossistema empreendedor em Lavras, que atua no sentido do fortalecimento da cultura empreendedora na cidade e na região. Numa de suas falas, Rodrigo resumiu todo o espírito do encontro: “- Comunidades empreendedoras consistem de muito mais participantes do que apenas empreendedores; o governo, as universidades, investidores, mentores, provedores de serviço e grandes empresas têm papéis importantes do desenvolvimento da comunidade empreendedora”.