Realizada a I Assembleia da CPA UNILAVRAS

No último dia 08 de novembro, foi realizada a I Assembleia da CPA UNILAVRAS – Comissão Própria de Avaliação, sob coordenação da professora Laiz Guimarães.

Além de membros da Comissão, estiveram presentes alunos, professores, técnicos-administrativos e representantes da sociedade civil. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos dados colhidos na Avaliação Institucional realizada no primeiro semestre deste ano, momento em que também foi exposto um interessante comparativo entre os três últimos processos de avaliação (desde 2015).

Nessa análise, apresentada pelo prof Adriano Rodrigues, membro da CPA, foram registrados os resultados que mais se destacaram com relação ao nível de conhecimento dos assuntos institucionais por parte da comunidade acadêmica. “- Essa constatação é particularmente importante para nossa comissão, uma vez que realizamos um árduo trabalho de comunicação junto aos nossos públicos, buscando aumentar a participação na avaliação, o conhecimento dos processos e diretrizes institucionais e, por conseguinte, um maior envolvimento de todos na busca pela melhoria contínua dos nossos serviços, que é nosso grande objetivo”, registrou profª Laiz.

Para o professor Marcelo Ferreira Viana, Diretor do Unilavras e também membro da CPA, é fundamental que todos se conscientizem sobre a importância da autoavaliação para garantir a qualidade das instituições de educação superior: “- quanto mais membros da comunidade acadêmica participarem, em especial os alunos, mais dados temos para subsidiar nossas ações, como professores e como gestores. O diagnóstico da autoavaliação nos permite verificar se os objetivos da instituição estão sendo alcançados ou não, como podemos superar problemas e também reforçar o que vem dando certo; enfim, todos se beneficiam”.

Lembrando que o processo de autoavaliação institucional – um dos componentes estruturantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e etapa obrigatória do processo global de regulação e avaliação de uma IES – visa à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional e a geração, nos membros da comunidade acadêmica, de uma autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.