Reitora do Unilavras é agraciada com medalha em comemoração dos 85 anos do 8º Batalhão de Polícia Militar

Em comemoração aos 85 anos de fundação do 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, aconteceu na manhã desta sexta-feira (10/11), no pátio do 8º BPM, em Lavras, cerimônia festiva alusiva ao aniversário da instituição militar, quando na oportunidade foram agraciados com medalhas militares que se destacaram em suas atividades e autoridades civis, além de personalidades de todo o Estado. A medalha Coronel “Fulgêncio de Souza Santos” foi instituída em 1982, quando o 8º Batalhão comemorava seus 50 anos.

O coronel Fulgêncio de Souza Santos foi o primeiro comandante do 8º Batalhão, tendo comandado a unidade por apenas três dias – assumiu o comando no dia 11 de julho de 1932 e morreu após ser atingido por uma bala inimiga na Revolução de 1932 no setor do Túnel, em Passa Quatro, no Sul de Minas. Após a sua morte, assumiu o comando do 8º Batalhão o tenente coronel José Persilva, que foi o segundo a comandar a recém-criada unidade militar de Minas Gerais. O 8º Batalhão de Caçadores Mineiros ficava em Belo Horizonte e, no dia 28 de fevereiro de 1934, pelo decreto 11.238, o interventor federal Benedito Valadares Ribeiro deu por sede do 8º Batalhão de Caçadores Mineiros a cidade de Lavras.

Em 21 de março, quase um mês após a assinatura do decreto, chega a Lavras e se estabelece em definitivo o 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, hoje 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, sendo seu primeiro comandante, em Lavras, o tenente coronel José Persilva. O efetivo do batalhão girava em torno de 300 homens.

 

A cerimônia comemorativa foi presidida pelo Coronel Giovani de Souza Silva, comandante da 6ª Região de Polícia Militar e Tenente Coronel Renan Santos Chaves, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar. Participaram das homenagens o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, o Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, a Reitora do Unilavras Profa. Dra. Christiane Amaral Lunkes Argenta, o Reitor da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Soares Scolforo e a Juíza DraZilda Maria Youssef Murad, da Comarca de Lavras, entre outras autoridades e personalidades do município.