NEBOL Unilavras

A importância da atividade leiteira para o estado de Minas Gerais é indiscutível. A produção de leite no Estado corresponde a cerca de 30% do total nacional. A cadeia agro-industrial do leite em Minas Gerais é caracterizada pela concentração de atividades nos segmentos de criação de bovinos e fabricação de produtos do laticínio. Visualizando essa importância demanda da região foi criado o NEBOL Unilavras.

O núcleo de estudos em bovinocultura leiteira, NEBOL-UNILAVRAS, foi fundado no ano de 2016/2 com a iniciativa dos alunos do 2º período de Medicina Veterinária, através do acompanhamento do professor e orientador Luthesco Chalfun.

Atualmente os projetos desenvolvidos ocorrem em propriedades localizadas próximo a região de Lavras, com o intuito de ajudar os pequenos produtores em relação ao rebanho, a produção e ao bem-estar animal. São realizadas atividades relacionadas a nutrição, manejo e a reprodução do gado. As visitas, ocorrem fora dos horários de aula e durante os finais de semana, visando sempre aprimorar o conhecimento dos alunos.

Todo semestre é feito o processo seletivo na intenção de manter controle do grupo e dar oportunidade a novos interessados. Os selecionados passam por um período de avaliação, com a duração de seis meses, levando em conta o interesse e o compromisso do candidato.

Cabe ressaltar que toda semana são realizadas as reuniões, para discussões de artigos, apresentações e criação de projetos, visando melhorar os estudos relacionados ao gado leiteiro e a aplicação do conhecimento.

Uma excelente iniciativa dos alunos que sem dúvida só enriquece seus conhecimentos na área e aprimora o que está sendo ensinado dentro da sala de aula.