Vestibular – CPS

E-mail: cps@unilavras.edu.br
Telefones: 3694-8100 / 3694-8121 / 3694-8165 / 0800-283-2833

PROCESSO SELETIVO

Vestibular/Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação do UNILAVRAS é planejado, organizado e executado pela CPS – Comissão Permanente de Processo Seletivo, setor ligado à Pró-reitoria de Planejamento, Administração e Finanças.
Criada em 29/10/2001, pela portaria nº 32/2001, a CPA, hoje CPS, tem como marco o vestibular descentralizado, com realização de provas em várias cidades. Além disso adotou a utilização opcional dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM como parte do processo seletivo.


  1. 1) Período de inscrições e provas para ingresso no:
    1.1) 1º semestre de cada ano:
    Ocorre no final de cada ano e contempla vagas para todos os cursos de graduação da Instituição. O processo seletivo ocorre, geralmente, nos meses de setembro, outubro e novembro.
    1.2) 2º semestre de cada ano:
    Ocorre no período de abril a agosto de cada ano e contempla vagas, geralmente, para os cursos especificados em Edital. 
  2. 2) Como se inscrever no vestibular?
    As inscrições, nos períodos definidos em Edital , poderão ser realizadas na Internet no endereço www.unilavras.edu.br/vestibular .
    Atualmente a taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
    O boleto gerado na inscrição pela internet vence no dia seguinte ao da inscrição 
  3. 3) Como é a prova?
    3.1) Modalidade prova vestibular
    A prova é presencial, constando de uma redação e um caderno de questões de múltipla escolha sobre os conteúdos do Ensino Médio. A língua estrangeira é somente a Inglesa.
    3.2) Modalidade prova agendado.
    A prova é presencial, e constará de uma Prova de Redação.
    O horário da prova depende da modalidade de prova escolhida. VEJA EDITAL 
  4. 4) O que deve ser apresentado no dia da prova?
     Para ter acesso ao local da prova o candidato deve apresentar o Comprovante de Inscrição, devidamente quitado, e o documento oficial de identidade com foto. O comprovante da inscrição on-line é o boleto bancário devidamente quitado. 
  5. 5) Onde são realizadas as provas?
    Além de Lavras, a prova poderá ser realizada em outras cidades. VEJA EDITAL.
  6. 6) Como é feita a utilização do ENEM?
    Do ENEM é utilizada somente a nota de Redação. O candidato faz a redação do vestibular, normalmente. A nota da redação do ENEM é comparada com a nota de redação obtida pelo candidato no vestibular. Prevalecerá a maior dentre as duas. Na inscrição o candidato informa o número de inscrição do ENEM e o ano (veja no edital qual ano que é válido). 
  7. 7) Quanto tempo vale o processo seletivo?
    O resultado do vestibular só vale para entrada no semestre para o qual foi oferecido.
  8. 8) Quando o candidato é desclassificado?
    Se o candidato obtiver nota igual a 0 (zero) nas questões de múltipla escolha e/ou nota menor que 20% na nota da Redação.
    O preenchimento do cartão de respostas, incluindo-se a identificação do número de inscrição do candidato, bem como da folha de redação, é de responsabilidade exclusiva do próprio candidato, sendo que o erro na identificação do mesmo ensejará a anulação do cartão de respostas e consequente eliminação do candidato ao processo seletivo.
  9. 9) Como é feita a divulgação dos resultados?
    Na internet, www.unilavras.edu.br/site/vestibulares/ e no Unilavras.
  10. 10) Qual o período para a realização da matrícula?
    10.1) 1ª chamada (aprovados no limite das vagas): (Verificar período em edital)
    10.2) 2ª chamada (excedentes) : (Verificar período em edital)
  11. 11) Qual o horário e local?
    Geralmente das 13 às 21 horas no Centro de Atendimento ao Aluno – CAA.
  12. 12) Qual a documentação necessária?
    Basicamente a documentação é: certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente considerado válido pelo CEE-MG (fotocópia autenticada em cartório e original); histórico escolar (fotocópia autenticada em cartório e original); carteira de identidade (fotocópia e original); CPF (fotocópia e original); certidão atualizada de nascimento ou de casamento (fotocópia e original); certificado de Reservista (fotocópia e original); título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia e originais), comprovante de endereço e uma foto 3×4. Se menor de idade os mesmos documentos pessoais do responsável legal. VEJA EDITAL. Não será efetuada a matrícula com documentação incompleta.
  13. 13) Quem pode fazer a matrícula?
    A matrícula pode ser feita pelo próprio candidato aprovado ou por terceiros com documento de identidade e procuração simples. Não pode ser via postal.
  14. 14) Quando perco a vaga?
    Os candidatos classificados que não efetivarem sua matrícula no prazo estabelecido, serão considerados desistentes e os candidatos subsequentes, na ordem de classificação serão convocados até completarem-se as vagas.
  15. 15) Qual o procedimento dos candidatos aprovados que já possui título superior?
    Estes poderão realizar aproveitamento de estudos. Para isso é necessário requerer esse aproveitamento no centro de atendimento ao aluno apresentando a seguinte documentação:
    – 1 (uma) via do histórico escolar da graduação (Cópia autenticada);
    – 1 (uma) cópia dos planos de ensino das disciplinas cursadas (apenas disciplinas onde houve aprovação).
    Este pedido deve ser feito na primeira semana de aula, impreterivelmente.
  16. 16) O candidato aprovado possui segunda opção?
    Sim. Após a 1º chamada, se houver curso com vaga remanescente (curso cujas vagas não foram preenchidas), o candidato aprovado em outro curso e que se interesse por qualquer curso com vaga remanescente deverá solicitar sua matrícula no CAA. A ocupação dessas vagas será por ordem de solicitação e de efetivação da matrícula na data prevista no edital.
  17. 17) Como proceder em caso de dúvida quanto a documentação para matrícula?
    Em caso de dúvida quanto a documentação para matrícula entrar em contato com a secretaria acadêmica: (35) 3694-8143 ou pelo e-mail secretaria@unilavras.edu.br.
  18. 18) Como proceder em caso de dúvida sobre processo de pagamento?
    Em caso de dúvida quanto ao funcionamento do processo de pagamento entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Aluno – CAA pelo fone (35) 3694-8170 ou pelo e-mail atendimento@unilavras.edu.br.


OBERVAÇÕES: consultar sempre o Edital em vigor e, caso tenha alguma dúvida, envie e-mail para cps@unilavras.edu.br / 08002832833.


Além do Vestibular, o Unilavras oferece também outras duas formas de ingresso:
OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO
Para aqueles que já são formados em instituição de ensino superior e desejam cursar uma nova graduação;
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
Para acadêmicos que desejem se transferir de qualquer outra instituição de ensino superior para um dos cursos de graduação do Unilavras.
As inscrições para essas duas outras formas de ingresso acontecem sempre dias antes do início dos semestres letivos. Os interessados devem acompanhar a divulgação do Edital neste site, ou podem também entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Aluno do Unilavras, telefones 35 3694-8143 / 8144, ou enviando um e-mail para ‘secretaria@unilavras.edu.br’.