Biblioteca

A Biblioteca Central “Prof. Waldir Azevedo” foi fundada em 1968, com objetivo de promover a aquisição, organização, preservação e disseminação da informação de forma a interagir com os usuários, oferecendo um ambiente pitoresco a fim de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tal procedimento oferece as vantagens de disseminação seletiva da informação, obtenção de dados para avaliação quantitativa do acervo, controle de empréstimos, dentre outras. O programa de automação utilizado é o software “Gestão Bibliotecária” da empresa TOTVS, que é um sistema desenvolvido para a administração, organização e disponibilização de acervos e serviços que atende as comunidades acadêmica e externa, oferecendo o seu acervo de modo aberto.

O sistema permite ao usuário o acesso aos serviços e catálogos da Biblioteca, na íntegra e em tempo real, através do site, cuja rotina de controle possibilita a qualquer usuário efetuar buscas em sua base de dados (pesquisa ao acervo e situação do exemplar), empréstimo, devolução, reservas e renovações.

O acesso ao material bibliográfico é livre e o acervo é disponibilizado nas estantes em conformidade com o número de chamada das obras. O número de títulos é alterado periodicamente, pois ao início de cada semestre estabelece-se uma programação de aquisições e durante a sua execução pode ser alterada para incluir itens não previstos e que se tornem necessários as atividades acadêmicas.

  1. Missão da Biblioteca

    Prover de informação o ensino, a pesquisa e extensão do Unilavras, pautando no princípio da democratização do acesso à informação local e remota.

  2. Objetivo

    Promover a aquisição, organização, conservação e disseminação da informação de forma a interagir com os usuários oferecendo um ambiente pitoresco a fim de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  3. Visão

    Ser um centro de excelência em informação, fornecendo subsídios para o reconhecimento do Unilavras como centro de excelência em educação.

  4. Infra-estrutura e espaço física da Biblioteca
    Área construída total (m2): Área destinada ao acervo (m2): Área destinada aos usuários (m2):
    911,30 289,10 493,06

     

    Tipo Quantidade
    Sala para estudo individual 01
    Sala para estudo em grupo 03

     

     Número total de computadores: 17
    Os computadores são disponibilizados para pesquisa, consulta ao acervo e desenvolvimento de trabalhos.
Biblioteca
(35) 3694-8104 ou biblioteca@unilavras.edu.br
Horário de funcionamento:
Dias de semana: 7h ás 22h
Finais de semana:8h ás 11h
No período de férias o horário de funcionamento é das 7:00 às 17:00 ininterruptas.