DÚVIDAS FREQUENTES DO PROCESSO SELETIVO

1) Período de inscrições e provas para ingresso no:
1.1) O Periodo de inscrição é de 27 de janeiro até 05 de fevereiro de 2014.
1.2) As provas serão realizadas nos dias:

• 01/02 (sábado) às 15 horas,
  • 05/02 (quarta-feira) às 19horas e 30 minutos,
  • 08/02 (sábado) às 15 horas .

2) Como se inscrever no vestibular? As inscrições poderão ser realizadas nos seguintes meios: Nesta página (www.unilavras.edu.br/vestibular) ou no UNILAVRAS. São necessários os seguintes documentos: identidade e CPF. Atualmente a taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais). O boleto gerado na inscrição pela internet vence no dia seguinte ao da inscrição.

3) Como é a prova? A avalição será aplicada na forma de redação. Na Prova de Redação, o candidato será avaliado pelas habilidades demonstradas de exposição e de argumentação em torno de um tema de ordem social, científica, cultural ou política da atualidade. Para efeitos de pontuação, a Prova de Redação será corrigida numa escala de 0 a 100. A nota máxima possível será de 100 pontos. Será eliminado o candidato que obtiver nota menor que 20 pontos na prova de redação.

4) O que deve ser apresentado no dia da prova?  Para ter acesso ao local da prova o candidato deve apresentar o Comprovante de Inscrição, devidamente quitado, e o documento oficial de identidade com foto. O comprovante da inscrição on-line é o boleto bancário devidamente quitado.

5) Como é feita a utilização do ENEM? Do ENEM é utilizada somente a nota de Redação. O candidato faz a redação do vestibular, normalmente. A nota da redação do ENEM é comparada com a nota de redação obtida pelo candidato no vestibular. Prevalecerá a maior dentre as duas. Na inscrição o candidato informa o número de inscrição do ENEM e o ano (veja no edital qual ano que é válido).

6) Quanto tempo vale o processo seletivo? O resultado do vestibular só vale para entrada no semestre para o qual foi oferecido.

7) Quando o candidato é desclassificado? Será eliminado o candidato que obtiver nota menor que 20 pontos na prova de redação.

8) Como é feita a divulgação dos resultados? Nesta página (www.unilavras.edu.br/vestibular) e no Unilavras.

9)  Qual o período para a realização da matrícula? 10.1) 1ª chamada (aprovados no limite das vagas): (Verificar período em edital) 10.2) 2ª chamada (excedentes) : (Verificar período em edital)

10)  Qual o horário e local? Geralmente das 13 às 20 horas no Centro de Atendimento ao Aluno - CAA.

11) Qual a documentação necessária? Basicamente a documentação é: certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente considerado válido pelo CEE-MG (fotocópia autenticada em cartório e original); histórico escolar (fotocópia autenticada em cartório e original); carteira de identidade (fotocópia e original); CPF (fotocópia e original); certidão atualizada de nascimento ou de casamento (fotocópia e original); certificado de Reservista (fotocópia e original); título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópia e originais), comprovante de endereço e uma foto 3x4. Se menor de idade os mesmos documentos pessoais do responsável legal. VEJA EDITAL. Não será efetuada a matrícula com documentação incompleta.

12) Quem pode fazer a matrícula? A matrícula pode ser feita pelo próprio candidato aprovado ou por terceiros com documento de identidade e procuração simples. Não pode ser via postal.

13) Quando perco a vaga? Os candidatos classificados que não efetivarem sua matrícula no prazo estabelecido, serão considerados desistentes e os candidatos subsequentes, na ordem de classificação serão convocados até completarem-se as vagas.

14) Qual o procedimento dos candidatos aprovados que já possui título superior? Estes poderão realizar aproveitamento de estudos. Para isso é necessário requerer esse aproveitamento no centro de atendimento ao aluno apresentando a seguinte documentação: - 1 (uma) via do histórico escolar da graduação (Cópia autenticada); - 1 (uma) cópia dos planos de ensino das disciplinas cursadas (apenas disciplinas onde houve aprovação). Este pedido deve ser feito na primeira semana de aula, impreterivelmente.

15) O candidato aprovado possui segunda opção? Sim. Após a 1º chamada, se houver curso com vaga remanescente (curso cujas vagas não foram preenchidas), o candidato aprovado em outro curso e que se interesse por qualquer curso com vaga remanescente deverá solicitar sua matrícula no CAA. A ocupação dessas vagas será por ordem de solicitação e de efetivação da matrícula na data prevista no edital.

16) Como proceder em caso de dúvida quanto a documentação para matrícula? Em caso de dúvida quanto a documentação para matrícula entrar em contato com a secretaria acadêmica: (35) 3694-8143 ou pelo e-mail secretaria@unilavras.edu.br.

17) Como proceder em caso de dúvida sobre processo de pagamento? Em caso de dúvida quanto ao funcionamento do processo de pagamento entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Aluno - CAA pelo fone (35) 3694-8170 ou pelo e-mail atendimento@unilavras.edu.br.